quarta-feira, 27 de julho de 2016

Inter Ação

O objetivo é mobilizar, dialogar, interagir. A proposta é o jogo livre, o improviso em contato direto com as pessoas seja qual for o lugar da apresentação, rua, local de trabalho, dentro da escola ou até mesmo numa sala de espetáculos.

“Brincantes”, assim são chamados os personagens dos folguedos populares, os repentistas ou os artistas de teatro de mamulengo.

“Arte ingênua”, porque nasce de um desejo intuitivo e preserva sua característica rústica, o que a torna “popular”.

A arte popular tem uma relação direta com a linguagem da brincadeira livre da criança, pela sua inocência e porque é realizada por impulso, sem tomar em conta aspetos meramente técnicos. Nas artes plásticas temos o exemplo da pintura chamada “Naif” (ingênua), das esculturas das figureiras ou da construção dos bonecões do carnaval.

No meu trabalho existe um estudo de elementos técnicos de mímica, de palhaço, de consciência corporal, de espaço cênico como um todo, etc. Mas a procura é pela linguagem mais pura da criança, o “Homo Ludens”, a criação espontânea.  

Quando vou para rua, “brincar” livremente com as pessoas, o meu desejo é o de mudar o ritmo natural das coisas, melhorando o estado de ânimo, criando autoestima, expondo de uma forma positiva. 

O curioso é que, mesmo estando na rua, o trabalho “acontece” melhor de forma intimista, olho no olho, para grupos menores, talvez porque esta forma facilite a interação.

Estou com dois tipos de atividades com as quais pretendo viajar por diferentes regiões e cidades:

A primeira é a "Ação Brincante", que é a brincadeira livre, na qual uso a mímica, a bicicleta ou a “burrinha”. 

A segunda é a apresentação do espetáculo “As Peripécias do Mímico Andarilho”
A ideia é que, na narração da história, que é feita através de gestos, não se perca a característica do improviso e do contato com a plateia o tempo inteiro. Para isso coloco pessoas no palco, brinco com o inesperado, saio e entro na história, etc. Dando, às vezes, mais importância para o jogo espontâneo do que para a própria história.

http://mimicoandarilho.blogspot.com.br/p/espetaculos.html


“O Mímico Andarilho”, um personagem ingênuo, que resgata o bom trato entre as pessoas e traz uma mensagem sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente em que vivemos, valorizando a cultura popular e fortalecendo a autoestima do cidadão.

Foto de Ricardo de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário